[RESENHA] Os Melhores Contos de Fadas Asiáticos | Vários escritores

 "Os melhores contos de fadas asiáticos" é uma coletânea de contos populares de diversas culturas do leste asiático, tendo contos do Japão, China, Coréias e Mongólia, compilados e adaptados por diferentes autores. Esses contos trazem elementos mágicos, folclóricos e morais, proporcionando um mergulho em parte da rica tradição desses países.

    Como toda coletânea de contos, os temas nessa aqui são variados, passando por amor, amizade, um pouco de terror (tem conto com fantasma, então é terror), justiça e aventura.

    O livro reúne 31 contos, dos autores Feng Menglong, Grace James, Richard Wilhelm, William Elliot Griffis, Norman Hinsdale Pitman, Andrew Lang, Frederick Victor Dickins, Yei Theodora Ozaki, Sadanami Sanjin e Rachel Harriette Busk, passado por diversas épocas. Temos contos de 1400 até contos mais “modernos”, de 1920. Um leque temporal bem grande, meu Deus.

    Não tem muito o que falar sobre enredo de coletâneas no geral, a menos que vocês queiram que eu fale conto por conto, coisa que eu não faço nem a pau, ou de contexto histórico (pela diferença absurda de tempo entre cada conto), então vamos partir para a minha humilde opinião.

--//--

    Vamos começar pela edição? Como TODO livro da editora Wish, esse aqui é belíssimo. Não gosto de falar de capas e ilustrações nas minhas resenhas, mas esse merece. Livro bonito, livro formoso, livro bem feito. Ilustrações modernas e clássicas muito delicadas, acabamento impecável e formatação super confortável para a leitura. *chef kiss*

    Falei da edição? Ótimo, agora vamos a o que interessa: os contos em si.

    Pessoalmente… achei a seleção meio fraca. Sinto que poderíamos ter coisas mais diversas entre si. Mas no geral, a leitura foi bem divertida.

    Os contos Chineses dão de 10 a zero em todos os outros, são empolgantes, mágicos e criativos. Foram, de longe, os que eu mais gostei. Fiquei um pouco decepcionada com os do Japão, que me pareceram monótonos e arrastados. Os da Mongólia e da Coreia são bem divertidos também.


    Meus contos favoritos foram:

  • A Princesa Deserdada, conto chines de 1914, de Richard Wilhelm.
  • A Origem dos Pés enfaixados, conto chines de 1919, de Norman Hinsdale Pitman
  • Como os Deuses Serpente Foram Apaziguados, conto mongol de 1873, de Rachel Harriette Busk
  • O Tigre Obediente (de longe o meu favorito de todos), conto chines de 1919, de Norman Hinsdale Pitman
  • A Noiva do Rei Dragão conto chines de 1919, de Norman Hinsdale Pitman
  • Um Noivo Para a Senhorita Toupeira, conto coreano de 1922, de WIlliam Elliot Griffis
  • Os Pretendentes da Princesa Vaga-lumes, conto japonês de 1880, de WIlliam Elliot Griffis

    Então… no geral… foi divertido, mas não gostei tanto assim da seleção, a Wish já tinha feito seleções muito melhores para os outros livros de contos de fadas. E outro problema que eu preciso comentar: POUQUÍSSIMAS NOTAS DE RODAPÉ PARA CONTEXTUALIZAR. Isso aqui foi a pior coisa da edição. Como pode uma editora simplesmente jogar os contos lá, e não desenvolver minimamente sobre a época ou o objetivo original dele??? Triste. Que raiva (eu gosto de boas notas de rodapé e textos de apoio, é o meu mal)

--//--


Obrigada por ler até aqui!

Beijinhos,

Gaby






Comentários

Postagens mais visitadas