[RESENHA] Os Melhores Contos de Fadas Asiáticos | Vários escritores
O livro reúne 31 contos, dos autores Feng Menglong, Grace James, Richard Wilhelm, William Elliot Griffis, Norman Hinsdale Pitman, Andrew Lang, Frederick Victor Dickins, Yei Theodora Ozaki, Sadanami Sanjin e Rachel Harriette Busk, passado por diversas épocas. Temos contos de 1400 até contos mais “modernos”, de 1920. Um leque temporal bem grande, meu Deus.
Não tem muito o que falar sobre enredo de coletâneas no geral, a menos que vocês queiram que eu fale conto por conto, coisa que eu não faço nem a pau, ou de contexto histórico (pela diferença absurda de tempo entre cada conto), então vamos partir para a minha humilde opinião.
--//--
Falei da edição? Ótimo, agora vamos a o que interessa: os contos em si.
Os contos Chineses dão de 10 a zero em todos os outros, são empolgantes, mágicos e criativos. Foram, de longe, os que eu mais gostei. Fiquei um pouco decepcionada com os do Japão, que me pareceram monótonos e arrastados. Os da Mongólia e da Coreia são bem divertidos também.
- A Princesa Deserdada, conto chines de 1914, de Richard Wilhelm.
- A Origem dos Pés enfaixados, conto chines de 1919, de Norman Hinsdale Pitman
- Como os Deuses Serpente Foram Apaziguados, conto mongol de 1873, de Rachel Harriette Busk
- O Tigre Obediente (de longe o meu favorito de todos), conto chines de 1919, de Norman Hinsdale Pitman
- A Noiva do Rei Dragão conto chines de 1919, de Norman Hinsdale Pitman
- Um Noivo Para a Senhorita Toupeira, conto coreano de 1922, de WIlliam Elliot Griffis
- Os Pretendentes da Princesa Vaga-lumes, conto japonês de 1880, de WIlliam Elliot Griffis
Então… no geral… foi divertido, mas não gostei tanto assim da seleção, a Wish já tinha feito seleções muito melhores para os outros livros de contos de fadas. E outro problema que eu preciso comentar: POUQUÍSSIMAS NOTAS DE RODAPÉ PARA CONTEXTUALIZAR. Isso aqui foi a pior coisa da edição. Como pode uma editora simplesmente jogar os contos lá, e não desenvolver minimamente sobre a época ou o objetivo original dele??? Triste. Que raiva (eu gosto de boas notas de rodapé e textos de apoio, é o meu mal)
--//--
.png)
Obrigada por ler até aqui!
Beijinhos,
Comentários
Postar um comentário