[RESENHA] Luzes do Norte | Giulianna Domingues

    Luzes do Norte, livro de estreia de Giulianna Domingues, publicado de forma física em 2022, pela editora Galera, é uma romance-fantasia (apelidado carinhosamente de romantasia) protagonizado por Dimitria Coromandel e Aurora Van Vintermera, duas jovens quase opostas. A primeira, órfã dos pais, teve de aprender cedo como sobreviver e como caçar para poder cuidar de si e do irmão mais novo, Igor, um aprendiz de mago, e já estava acostumada com a vida difícil que seu destino tinha reservado. Já a segunda, cresceu cercada de todas as riquezas que se pode imaginar, era a filha primogênita da família mais rica da região, a joia da cidade, praticamente uma princesa, presa no meio de tesouros e obrigações que só uma nobre poderia ter.

    Foto minha segurando a edição de Luzes do Norte, publicado pela editora galeraMesmo vivendo em mundos totalmente diferentes, essas duas acabam se encontrando e tem de lidar com os sentimentos mistos que surgem com essa aproximação tão repentina. Entre romance proibido, amores não correspondidos, assassinatos e mistério, Dimitria e Aurora tem que aprender como lidar com seus sentimentos e como superar as dificuldades que suas posições tão diferentes na cidade trazem.

--//--

    Desde que ouvi falar desse livro, fiquei interessada em ler, afinal, amo fantasia... E romance sáfico fofo com final feliz? Tô dentro.

    O enredo é adorável: duas moças super diferentes se apaixonando e lidando com os problemas que isso ia trazer, mas… tem bem mais do que isso. Quando a história vai se desenvolvendo, descobrimos que existe um monstro rondando a cidade e atacando crianças. Como Dimitria é a melhor caçadora da região, nada mais lógico do que ela mesma investigar e capturar a criatura. O suspense foi muito bem construído, e, apesar de eu já ter algumas suspeitas a respeito da solução, me surpreendi com seu final.

    Sendo bem honesta, o romance foi a parte mais fraca. Tudo foi muito rápido, eu não senti direito um desenvolvimento romântico entre elas, apesar do ótimo potencial. Poderia ter tido mais tempo até algo acontecer. A velocidade que elas começaram a se gostar foi meio prejudicial, especialmente pelo foco da história ser o romance.

Desenho da personagem Aurora, desenhada por Pijamakills
    Outro ponto que eu gostaria de comentar é o universo. Acho que para essa história, a quantidade de “fantasia” estava boa. Nem tudo que é fantasia tem que ser um Senhor dos Anéis da vida… ter elementos fantásticos, mesmo que eles não sejam o foco principal de uma história, ainda faz o livro ser de fantasia. Já nas primeiras páginas temos magos, armas encantadas e até raças diferentes. Todos esses elementos entram de forma bem orgânica ao cenário, não precisando, na minha opinião, serem hiper explorados para dar o toque mágico ao mundo (e, por favor, meu povo, tem uma maldição sinistra como foco da história e não existe isso de "quantidade certa de fantasia"). Dimitria, desenhada por Pijamakills

    O mistério é bem construído, e sua resolução foi uma literal montanha russa de emoções, e, como primeiro livro da Giu, foi um começo muito bom, com plot divertido e personagens cativantes.

    No geral, foi um livro legal de ler, simples e bem escrito, o único ponto fraco que eu consigo ressaltar é o romance, que nem é ruim, só aconteceu muito rápido, e eu adoraria ter visto mais do desenvolvimento da Aurora e da Dimitria. Mesmo assim, é uma ótima leitura para sair da ressaca literária. E logo logo farei a resenha da continuação!

    P.S: Dimitria é babaca? Sim, mas eu vou passar pano por motivos pessoais (gosto de personagem bonita com trauma)

--//--



Obrigada por ler até aqui!

Beijinhos,

Gaby

Comentários

Postagens mais visitadas